ADVERTÊNCIA

As informações contidas neste blog são apenas para fins informativos. NÃO DEVEM SER CONSIDERADAS COMO CONSELHOS MÉDICOS. O autor não se responsabiliza por quaisquer consequências de qualquer tratamento, procedimento, exercício, modificação alimentar ou ação resultante da leitura ou utilização das informações contidas neste blog. A publicação dessas informações não constitui prática de medicina e essas informações não substituem o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde. Antes de empreender qualquer forma de tratamento, o leitor deve procurar o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

O SEGREDO PARA UMA SAÚDE MELHOR – EXERCÍCIO


Fonte: Harvard Medical School

Se você tem 9 ou 90, abundantes evidências mostram que o exercício pode melhorar a sua saúde e bem-estar. Mas para muitas pessoas, passatempos sedentários, como assistir TV, navegar na Internet ou jogar jogos de computador e vídeo, têm substituído ocupações mais ativas.


O que o exercício pode fazer por você

Milhões de pessoas simplesmente não estão se movendo o suficiente para atender o limite mínimo para uma boa saúde - isto é, queimando pelo menos 700 a 1.000 calorias por semana através de atividades físicas. Os benefícios do exercício podem parecer bons demais para ser verdade, mas décadas de ciência sólida confirmam que o exercício melhora a saúde e pode estender sua vida. Exercitar-se um pouco, como meia hora de atividade física de intensidade moderada ao dia, pode ajudar a evitar uma série de doenças graves, incluindo doenças cardíacas, diabetes, depressão e vários tipos de câncer, especialmente de mama e cólon. O exercício regular pode também ajudar a dormir melhor, reduzir o estresse, controlar seu peso, alegrar o seu humor, aguçar o seu funcionamento mental e melhorar sua vida sexual.

Um programa de exercícios bem ajustado tem quatro componentes: atividade aeróbica, treinamento de força, treinamento de flexibilidade e exercícios de equilíbrio. Cada um beneficia o seu corpo de uma maneira diferente.

Combata doenças com atividade aeróbica

O exercício aeróbico é a peça central de qualquer programa de fitness. Quase todas as pesquisas sobre os benefícios de combate a doenças do exercício giram em torno da atividade cardiovascular que inclui caminhadas, corrida, natação e ciclismo. Os especialistas recomendam intensidade moderada quando você executa exercícios aeróbicos – a caminhada rápida que acelera a sua respiração é um exemplo. Este nível de atividade é seguro para quase todos e fornece os benefícios de saúde desejados. Benefícios de saúde, adicionais, podem surgir com o aumento da intensidade.


Proteja os ossos com o treinamento de força

Treinamento de força ou de resistência, como exercícios com faixas elásticas e o uso de aparelhos de musculação ou pesos livres, é importante para a construção muscular e proteção óssea.

Os ossos perdem cálcio e enfraquecem com a idade, mas o treinamento de força pode ajudar a retardar ou até mesmo reverter esta tendência. Não apenas o treinamento de força pode fazer você parecer e se sentir melhor, mas também pode resultar em melhor desempenho das atividades cotidianas, como subir escadas e carregar pacotes. Músculos mais fortes também significam uma melhor mobilidade e equilíbrio, e, assim, um menor risco de cair e ferir-se. Além disso, mais massa magra auxilia o corpo no controle de peso, pois cada quilo de músculo queima mais calorias do que seu equivalente em gordura.




Aliviando a dor nas costas com exercícios de flexibilidade

Alongamento ou treinamento de flexibilidade é o terceiro degrau de um programa de exercícios equilibrado. Os músculos tendem a diminuir e enfraquecer com a idade. Encurtadas e mais rígidas, as fibras musculares irão deixá-lo vulnerável a lesões, dores nas costas e estresse. Mas fazer exercícios regularmente, que separam e esticam as fibras elásticas em torno de seus músculos e tendões, pode neutralizar este processo. E o alongamento melhora a sua postura e equilíbrio.


Prevenção de quedas com exercícios de equilíbrio


O equilíbrio tende a degradar com o tempo, e a pratica regular de exercícios de equilíbrio é uma das melhores maneiras de se proteger contra as quedas que levam à incapacidade temporária ou permanente. Exercícios de equilíbrio levam apenas alguns minutos e muitas vezes se encaixam facilmente na parte de aquecimento de um treino. Muitos exercícios de treinamento de força também servem como exercícios de equilíbrio. Ou movimentos que melhoram o equilíbrio podem simplesmente ser ligados a outras formas de exercício, como tai chi, yoga e Pilates.

Em suma, a prática de exercícios pode:

* Reduzir suas chances de contrair uma doença cardíaca. Para quem já tem doença cardíaca, o exercício reduz as chances de morte.

* Diminuir o seu risco de desenvolver hipertensão e diabetes.

* Reduzir o risco de câncer de cólon e algumas outras formas de câncer.

* Melhorar o seu humor e funcionamento mental.

*Manter os ossos fortes e articulações saudáveis.

* Ajudá-lo a manter um peso saudável.

*Ajudá-lo a manter sua independência na velhice.



Nenhum comentário:

Postar um comentário