ADVERTÊNCIA

As informações contidas neste blog são apenas para fins informativos. NÃO DEVEM SER CONSIDERADAS COMO CONSELHOS MÉDICOS. O autor não se responsabiliza por quaisquer consequências de qualquer tratamento, procedimento, exercício, modificação alimentar ou ação resultante da leitura ou utilização das informações contidas neste blog. A publicação dessas informações não constitui prática de medicina e essas informações não substituem o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde. Antes de empreender qualquer forma de tratamento, o leitor deve procurar o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

AUMENTE SUA ENERGIA COMENDO

Fonte: Harvard Health publications

O conselho testado e aprovado para termos uma alimentação saudável também se aplica para manter seu alto nível de energia: comer uma dieta equilibrada que inclua uma variedade de carboidratos não refinados, proteínas e gorduras, com ênfase em legumes, cereais integrais e óleos saudáveis. Tomar um multivitamínico diariamente vai garantir que você obtenha as vitaminas e minerais que você necessita, mas quantidades extras de nutrientes individuais não irão lhe dar mais energia. Além disso, comer certos tipos de alimentos na quantidade certa pode ajudar a prevenir a fadiga.

Porque diferentes tipos de alimentos são convertidos em energia em taxas diferentes, alguns - como doces e outros açúcares simples - podem dar-lhe uma rápida e passageira elevação de energia, enquanto outros - como os cereais integrais e gorduras insaturadas saudáveis, fornecem as reservas que você precisa durante todo o dia. Mas limite o açúcar refinado e os amidos brancos somente para ocasiões especiais, esse impulso de energia, que desaparece rapidamente, pode deixá-lo esgotado e desejando mais doces.

Faça refeições pequenas e frequentes

Onde a energia é o problema, é melhor comer pequenas refeições e lanches em um intervalo de poucas horas do que três grandes refeições por dia. Esta abordagem pode reduzir a sua percepção de fadiga, porque o seu cérebro, que tem pouquíssimas reservas próprias de energia, necessita de um fornecimento constante de nutrientes. Algumas pessoas começam a sentirem-se lentas depois de apenas algumas horas sem comida. Mas não é preciso muito para alimentar o seu cérebro. Um pedaço de fruta ou algumas nozes é suficiente.

Menor é melhor, especialmente na hora do almoço.

Pesquisadores têm observado que os ritmos circadianos*  das pessoas que comem muito na hora do almoço tipicamente mostram uma queda mais pronunciada da tarde. As razões para isto não são claras, mas pode refletir o aumento do açúcar no sangue depois de comer, que é seguido por uma queda na energia mais tarde.

*ritmo circadiano, ou ciclo circadiano, designa o período de aproximadamente um dia (24 horas) sobre o qual se baseia todo o ciclo biológico do corpo humano e de qualquer outro ser vivo, influenciado pela luz solar.

Evite dietas radicais

Se você precisa perder peso, faça-o gradualmente, sem restringir nutrientes essenciais ou privar-se das calorias que você precisa para obter energia. A má nutrição e a ingestão inadequada de calorias podem causar fadiga. Um objetivo sensato é tentar perder de 250 a 500gr por semana. Você pode fazer isso cortando 250-500 calorias por dia de sua dieta usual, e exercitando-se por 30 minutos diariamente. Não corte sua ingestão de alimentos abaixo de 1.200 calorias por dia (para mulheres) ou 1.500 calorias por dia (para homens), exceto sob a supervisão de um profissional de saúde.

O uso de cafeína para a sua vantagem

Uma vez que é um estimulante, a cafeína pode aumentar ou diminuir seu nível de energia, dependendo de quando e quanto você consome. Cafeína ajuda aumentar a vigilância, assim tomar uma xícara de café antes de ir para uma reunião ou, iniciar um projeto pode ajudar a aguçar sua mente. Mas, para obter os efeitos positivos da cafeína, você tem que usá-la com sensatez. Ela pode causar insônia, especialmente quando consumida em grandes quantidades ou após as quatorze horas.

Limite o álcool

Para as pessoas que bebem álcool, uma das melhores estratégias contra a queda de energia no meio da tarde e os efeitos sedativos do álcool é evitar seu consumo na hora do almoço. Da mesma forma, evite o chopinho das 18 horas, se você quiser ter energia à noite para praticar um hobby ou passar mais tempo com sua família. Se você optar por beber álcool, faça-o num momento em que você não se importa de ter sua energia reduzida. Um copo na hora do jantar é uma escolha razoável. E permaneça dentro dos limites da moderação: não mais do que dois drinques por dia para homens e um para mulheres.

Beba água

A água é o principal componente do sangue e é essencial para a condução de nutrientes para as células e retirada dos resíduos. Se você estiver desidratado um dos primeiros sinais é um sentimento de fadiga. As bebidas esportivas combinam a água com vitaminas, minerais e eletrólitos - substâncias que ajudam a regular os processos do corpo, mas estes extras não irão lhe dar energia extra para as atividades cotidianas.

Para manter seu nível de energia durante um treino, beba um copo de 200ml de água antes de começar e outro ao terminar. Se você se exercitar continuamente durante mais de 30 minutos, beba pequenas quantidades a cada 15 a 30 minutos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário