ADVERTÊNCIA

As informações contidas neste blog são apenas para fins informativos. NÃO DEVEM SER CONSIDERADAS COMO CONSELHOS MÉDICOS. O autor não se responsabiliza por quaisquer consequências de qualquer tratamento, procedimento, exercício, modificação alimentar ou ação resultante da leitura ou utilização das informações contidas neste blog. A publicação dessas informações não constitui prática de medicina e essas informações não substituem o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde. Antes de empreender qualquer forma de tratamento, o leitor deve procurar o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

SETE REFEIÇÕES VEGETARIANAS FÁCEIS DE FAZER.


 Fonte: Dr. Memeht Oz.
A vida no mundo atual é muito corrida. As pessoas vivem muito ocupada e, especialmente aqueles  que têm família, estão sempre tentando fazer com que o jantar seja servido da forma mais rápida e fácil possível. Ocasionalmente elas optam por refeições congeladas dos supermercados ou pedem uma pizza ou outro tipo de comida por telefone. Essas refeições têm mais sal, gordura e açúcar do que precisamos em nossa dieta, produzem um monte de lixo com as embalagens e são muito mais caras do que cozinhá-las em casa.

Nestes tempos de aperto financeiro, precisamos estar atentos aos nossos gastos com alimentos e começar a gastar mais sabiamente. Aqui estão sete receitas que são tão rápidas quanto comprar fora, fáceis como muitos jantares processados, e mais econômicas e nutritivas do que ambos.

CURRY DE GRÃO DE BICO

1 colher de sopa de óleo vegetal;
1 cebola bem picadinha;
2 dentes de alho finamente picados;
1 colher de chá de mostarda;
½ colher de chá de pimenta chili em pó;
1 colher de chá de cominho;
1 colher de chá de açafrão;
1 colher de chá de sementes de coentro;
1 colher de sopa de sal, ou a gosto;
400gr de grão de bico lavado e escorrido;
2 tomates maduros em cubos ou 1 xícara de tomate em conserva, picado;
1 colher de sopa de coentro picado para guarnecer (opcional).

Aqueça o óleo em uma panela grande, acrescente a cebola e o alho e cozinhe até ficar transparente.

Acrescente as sementes de mostarda e todos os temperos na panela e cozinhe por aproximadamente 1 minuto.

Adicione o grão de bico e o tomate e cozinhe, mexendo ocasionalmente, por cerca de 20 minutos. Sirva com pão ou arroz.

FEIJÃO COM TOMATE E ACELGA

1 colher de sopa de azeite;
1 cebola média picada;
1 dente de alho picado;
6 cogumelos de sua preferência picados;
1 tomate médio em cubos;
½ maço de acelgas picadas grosseiramente;
400gr de feijão branco cozido;
Sal e pimenta a gosto;
Queijo parmesão ralado;
Manjericão ou tomilho para enfeitar.

1. Aqueça o óleo na panela, acrescente a cebola e cozinhe até ficar transparente. Adicione o alho e cozinhe até dourar. Adicione os cogumelos e cozinhe até ficarem macios.

2. Adicione o tomate e cozinhe, mexendo ocasionalmente até que fiquem macios e tenham soltado um pouco de líquido. Adicione o feijão e deixe no fogo por alguns minutos para aquecer e pegar sabor. Adicione sal e pimenta a gosto. Polvilhe com queijo e ervas e sirva.

CHILI VEGETARIANO

2 colheres de sopa de azeite;
6 folhas de louro;
1 cebola grande picado;
4 dentes de alho picados;
2 cenouras picadas;
2 talos de aipo (salsão) picados;
½ colher de canela em pó;
½ colher de chá de pimenta Jamaica;
1 ½ colher de chá de pimentas vermelhas secas trituradas;
1 colher de chá de sal;
2 colheres de sopa de pimenta em pó;
1 colher de chá de cominho em pó;
½ colher de chá de orégano seco;
1 colher de sopa de vinagre;
1 lata pequena de extrato de tomate;
1 xícara de tomate em conserva, picados;
1 pimentão verde picado;
2 abobrinhas picadas;
1 xícara de milho;
2 xícaras de cogumelos picados;
350gr de feijão roxinho lavado e escorrido.

1. Aqueça o óleo em uma panela grande. Adicione as cebolas e o alho e refogue até as cebolas ficarem macias. Adicione as cenouras e o aipo e refogue por 2 minutos. Adicionar folhas de louro, canela, pimenta, pimentas secas, sal, pimenta em pó, cominho e orégano. Cozinhe, mexendo ocasionalmente, por 5 minutos.

2. Misture o vinagre, massa de tomate e 3 ou 4 copos de água, dependendo de como você deseje a consistência do chili. Adicione o tomate, pimentão, abobrinha e milho e cozinhe, sem tampar, por uma hora. Adicione o feijão e os cogumelos e cozinhe por mais meia hora ou até o feijão estar macio.

MACARRÃO COM LENTILHAS, CEBOLA E ESPINAFRE.

1/3 de xícara de azeite;
30gr de bacon (opcional);
3 cebolas grandes picadas em fatias finas;
2 dentes de alho picados;
¼ de colher de chá de sal;
1 pitada de pimenta do reino;
1 folha de louro;
1 xícara de lentilhas;
½ kg de macarrão conchinha, fusilli (parafuso) ou penne;
150gr de espinafre;
400gr de parmesão ralado (3/4 xícara mais 2 colheres de sopa).

1. Se estiver usando bacon, coloque-o em uma frigideira e cozinhe por alguns minutos em fogo médio-baixo. Adicione o óleo e aumente o fogo, mas não deixe dar fumaça, então junte a cebola, o alho, sal, pimenta e a folha de louro. Reduza o fogo para moderadamente baixo e cozinhe tampado, mexendo ocasionalmente, até as cebolas ficarem macias e douradas, 20 a 25 minutos. Descarte a folha de louro.

2. Enquanto as cebolas cozinham, cubra as lentilhas com água em uma panela tampada e deixe ferver 25 a 30 minutos em fogo moderado, até que as lentilhas estejam macias e a maior parte da água tenha evaporado, por volta de 15 a 20 minutos. Tempere com sal e pimenta e deixe descansar tampada.

3. Cozinhe o macarrão em uma panela grande de acordo com as instruções da embalagem, com sal, até ficar al dente. Reserve uma xícara da água do cozimento, escorra o macarrão em um escorredor de massa e volte para a panela.

4. Adicione cebola, lentilha e espinafre à massa, em seguida, misture com a água do cozimento reservada apenas o suficiente para umedecer o macarrão e murchar o espinafre. Adicione o queijo, sal e pimenta a gosto.

SOPA DE ABÓBORA

1 cebola pequena;
2 dentes de alho;
Um pedaço pequeno de gengibre;
225 gramas de lentilhas;
1 colher de chá de açafrão da terra (se quiser pode usar a curcuma que é bem mais barata que o açafrão);
1 colher de chá de pimenta chili em pó;
250 gramas de abóbora;
1 molho pequeno de coentro picado (se não gostar de coentro, use a salsinha).

Para a cobertura de cebola:

2 cebolas médias;
2 colheres de sopa de óleo vegetal;
2 pimentas chili pequenas (se não encontrá-las frescas, pode usar desidratadas);
2 dentes de alho.

1. Descasque a cebola e pique grosseiramente. Descasque e esmague o alho e coloque com a cebola em uma panela de tamanho médio. Descasque o gengibre, corte em pedaços finos e misture também. Adicione a lentilha e despeje 1 ½ litros (6 copos) de água. Deixe ferver e reduza o fogo. Acrescente o açafrão, a pimenta, tampe a panela e deixe ferver por 20 minutos.

2. Enquanto está cozinhando, leve uma panela de tamanho médio com água para ferver. Descasque a abóbora, retire as sementes e fibras e corte em pedaços grandes. Ferva os pedaços de abóbora por dez minutos ou até que eles estejam macios o suficiente para enfiar um palito sem muita pressão. Escorra-os e reserve.

3. Para fazer a cobertura de cebola, descasque as cebolas e corte-as em rodelas finas. Cozinhe-as no óleo em uma panela rasa até que elas comecem a dourar. Cortar as pimentas ao meio, retire as sementes e corte-as em fatias bem finas. Descasque e corte finamente o alho e adicione às cebolas, juntamente com as pimentas. Continue cozinhando até que a cebola fique bem dourada. Reserve.

4. Remova a tampa da panela com a lentilha, volte ao fogo e ferva por 5 minutos. Remova a panela do fogo, adicione a abóbora sem caldo. Coloque a mistura no liquidificador, processe até ficar homogêneo e vire na vasilha em que irá servir. Acrescente o coentro picado e verifique o tempero.

5. Sirva com uma colher de cebola temperada por cima.

SALADA DE LEGUMES: CENOURA, ERVA-DOCE, RABANETE, BETERRABA E CEBOLA.

2 cenouras descascadas;
1 bulbo grande de funcho (erva doce) cortado;
Sal grosso;
½ xícara molho cremoso de limão-cebolinha (receita abaixo);
2 beterrabas cruas;
Um molho de rabanetes lavados e cortados;
4 talos de cebolinhas picados;
200gr de queijo de leite de ovelha.

1. Com uma mandolina (fatiador de legumes) ou uma faca bem afiada, corte as cenouras e a erva-doce longitudinalmente em fatias muito finas.

2. Prepare uma tigela grande com água gelada.

3. Encha uma espagueteira com água e deixe em fogo alto para ferver. Adicione 3 colheres de sopa de sal grosso e as cenouras e cozinhe até ficarem ao dente, ou ao seu gosto. Coloque as cenouras em um escorredor e mergulhe na água com gelo para que esfrie o mais rápido possível. Escorra as cenouras. Repetir, com água fresca para a erva-doce. Em tigelas separadas, misture as cenouras e a erva-doce com uma pequena quantidade de molho, apenas o suficiente para cobrir levemente os legumes.

4. cozinhe as beterrabas no vapor até que possam ser perfuradas facilmente com uma faca, cerca de 20 minutos para beterrabas pequenas ou até uma hora para beterrabas maiores. Ou coloque as beterrabas em uma assadeira e asse a 200 graus por aproximadamente 45 minutos. Descasque as beterrabas. Usando uma mandolina ou uma faca bem afiada, corte transversalmente em fatias finas. Em uma tigela média, misture os rabanetes com molho, apenas o suficiente para cobri-los levemente. Reserve.

5. Cortar a cebola em rodelas finas. Coloque em uma tigela e misture com molho, apenas o suficiente para cobrir as cebolas.

7. Corte o queijo em fatias finas.

8. Em um prato de salada ponha uma camada de queijo. Em cima do queijo, arrume as fatias de cenoura em uma extremidade. Repita o procedimento para erva-doce, beterraba e rabanete. No centro, coloque as cebolas. Tempere levemente com sal e serva.

Molho cremoso de limão-cebolinha.

2 colheres de sopa de suco de limão;
½ colher de chá de sal fino;
1 xícara de creme de leite light;
1/3 de xícara de cebolinha fresca picada finamente.

Em uma pequena vasilha misture o suco de limão e o sal. Tampe e agite para dissolver o sal. Adicione o creme de leite e a cebolinha. Agite para misturar. Prove o sal. Armazene tampado na geladeira por até uma semana. Agite para misturar novamente antes de usar.

ENSOPADO DE TOFU COM COGUMELO.

1 colher de sopa de óleo de amendoim ou outro óleo vegetal de sua preferencia;
1 cebola bem picadinha;
1 dente de alho picado;
2 batatas médias, descascadas e cortadas em pedaços;
1 xícara de caldo de legumes ou água;
30gr de cogumelos secos hidratados (opcional);
1 ½ xícaras de cogumelos brancos, limpos e cortados;
1 pimenta chilli seca e hidratada, ou 1 chili fresca, picada;
¼ a ½ vidro de molho de soja;
1 anis estrelado;
1 pequeno pau de canela;
60 tofu escorrido e cortado em cubos.

Aqueça o óleo em uma panela grande. Adicione a cebola e cozinhe até ficar transparente. Adicione o alho e cozinhe por mais alguns minutos. Adicione as batatas e e deixe ferver. Reduza o fogo e cozinhe até que as batatas estejam macias.

Adicione os cogumelos, os cogumelos re-hidratados (se estiver usando), o anis estrela, chili, canela e molho de soja. Cozinhe por mais 10 minutos ou assim. Adicione o tofu e continue a cozinhar, coberto por pelo menos meia hora para permitir que os sabores se misturem. Você pode fazer isso no início do dia ou no dia anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário